top of page
Buscar

A importância do estudo no SALTO !

Vamos falar um pouco do que é necessário para ser um bom atleta de salto, para melhorar o desempenho em pista. Primeiramente, a boa postura do cavaleiro é fundamental para que o equilíbrio do conjunto seja atingido e mantido.

Muitos cavaleiros acreditam que uma boa postura não ajuda a ganhar uma prova ou concurso. Esquecem, no entanto, que a postura correta, ou bom “assento”, é considerado indispensável para o conjunto encontrar e manter o equilíbrio, sendo este o princípio e fim de toda equitação.

Outra coisa é saber que qualquer prática de esporte eqüestre está diretamente ligada ao equilíbrio, isto é, manter o centro de gravidade do cavaleiro alinhado ao centro de gravidade do cavalo, independe da circunstância.

Cada cavalo tem seu próprio ponto de equilíbrio, para encontrá-lo é necessário que o cavaleiro tenha uma postura correta: - esteja a vontade, mantendo a coluna reta, devendo estar suave e não rígida. A cabeça do cavaleiro deve estar direcionada para frente, o que proporcionará um melhor campo de visão (não visualizar um único ponto focal, mas buscar uma visão ampla e detalhada do que está ao redor). Isso é importante tanto para manter o equilíbrio. Dessa forma, o cavaleiro poderá adiantar-se algumas possíveis reações ao animal. Um bom exemplo da influência do corpo do cavaleiro para o equilíbrio do cavalo é observar a seqüência de um salto. O cavalo saltando sozinho realiza o seguinte movimento: vem numa posição um pouquinho mais avançada, quando percebe o obstáculo, transfere o peso para trás porquê a parte mais forte do seu corpo ; é exatamente a parte de trás, enquanto que a parte mais pesada é a da frente, a cabeça , dando uma impulsão para conseguir saltar.

Dependendo da posição do cavaleiro, o cavalo terá facilidade ou não para saltar com essa mesma precisão quando montado. Caso o cavaleiro coloque o corpo para frente, o cavalo precisará aumentar os passos para manter o cavaleiro equilibrado em seu dorso. Quando o corpo do cavaleiro estiver pendendo para trás, o cavalo colocará sua força nos posteriores para manter esse mesmo equilíbrio. Para se ter a noção de como isso é natural, basta carregar uma criança nas costas e pedir para que ela incline um pouco o corpo para a frente, veja qual é a sua reação. Depois, peça que ela coloque o corpo para trás também. Isso demonstra bem a influência do corpo do cavaleiro no movimentar do cavalo.

Durante o salto, se o cavaleiro inclinar muito o corpo para a frente, estará sobrecarregando a parte mais pesada do cavalo. Isso obrigará o animal a fazer mais força ao colocar seu peso e do cavaleiro nos posteriores para conseguir a impulsão ideal. Uma série de problemas podem ser gerados por essa postura: o gesto das mão do cavalo, por exemplo, será muito pior, podendo acarretar falta ou um refugo durante um percurso.

Em contrapartida, quando o peso do cavaleiro está muito para trás será necessário que o cavalo lance toda essa massa para frente para concluir o salto.

Assim, quando o cavaleiro sobrecarrega a parte de trás do cavalo, a trajetória do salto também é modificada. Podendo causar falta com os posteriores, refugar, diminuir o ritmo.

Quando o cavalo está com o peso para frente, uma das formas que o ajudará a encontrar esse equilíbrio é o cavaleiro colocar o seu corpo um tanto para trás. Um bom exemplo é entender o porquê do jóquei correr quase em pé e com o corpo um pouco para frente.


Resumindo, quando você coloca o corpo muito para frente, o cavalo ganha em velocidade e o cavaleiro pode perder o controle, o que é chamado de “cavaleiro na frente do cavalo”. Nesse caso, se o cavalo refugar, o cavaleiro tem 90% de chance de cair para frente. Quando o corpo do cavaleiro está muito para trás, pode influenciar o cavalo a ficar mais lento, porque o cavaleiro tem o controle demasiado, criando alguns problemas o que pode ser chamado de “o cavalo está para trás da mão do cavaleiro”. Por exemplo, quando você tem dois obstáculos com uma distância longa, será mais difícil percorrer essa distância com perfeição.

Assista esse vídeo explicativo sobre como devemos proceder na prática do SALTO:


O mal posicionamento do cavaleiro também pode influenciar o movimento do cavalo durante as curvas. Existem cavalos que fazem a curva antes do cavaleiro. Isso é um problema grave de desequilíbrio. Acontece porque o cavaleiro coloca o corpo para dentro da curva. Para equilibrar, o cavalo acaba por “errar a manobra”, fechando a curva.

(INFO ariane.fisioclin)


Viu como é super importante a Postura Correta ? O que vc achou dessa matéria? Deixe seus comentários e compartilhe com outros atletas.



391 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page